O conhecimento se aprende estudando e a habilidade praticando

Nas organizações precisamos que as pessoas saibam, possam e queiram para termos efetividade. O saber fazer está dividido no saber teórico (conhecimento) e no pratico (habilidade) ou seja, o conhecimento se aprende estudando e a habilidade praticando. Um dos desafios da gestão é que quanto mais um colaborador sobe na hierarquia, mais ele se afasta da pratica e como o ditado popular bem expressa “a teoria na pratica é outra” termina resultando numa dicotomia entre a estratégia e a operação. Um exemplo patente disto é quando se faz um planejamento estratégico sem envolver as pessoas que fazem acontecer. A atitude que é o querer fazer pode ser trabalhado, mas é muitas vezes entendido como algo inato e o mais desafiador é que para se ter atitude é necessário atitude. Por último, mas não menos importante é a questão do empoderamento das pessoas de maneira que as pessoas possam fazer o que sabem e o que querem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *